Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog Restart

A Restart é um centro de formação profissional que constitui um espaço único de formação, produção e animação cultural em Lisboa.

Lisbon & Estoril Film Festival recebe curtas apoiadas pela Restart

 

Duas curtas metragens com distribuição da Restart - o documentário "...---...", de Hugo Magro e a obra de ficção “Não toques na minha Afro", de Patricia Couveiro - vão ser exibidas pela primeira vez no Encontro de Escolas de Cinema Europeias. Esta é uma das secções mais importantes do Lisbon & Estoril Film Festival, assentando a sua programação na divulgação de novos cineastas europeus promissores.


"Não toques na minha Afro" tem a sua exibição agendada para esta Quinta-feira, dia 14 de Novembro, às 15h00. Já "...---..." marcará presença na sexta-feira que se segue, dia 15 de Novembro, às 10h. Ambos os filmes estarão no Espaço Nimas e a entrada é gratuita.

No final de cada sessão a realizadora Graça Castanheira (formadora na Restart de Documentário) fará a moderação de um debate.

Seguem-se as sinopses dos filmes:


 

"...---...", de Hugo Magro
"Assumindo a vulnerabilidade do ser humano como ponto de partida, o olhar da câmara procura transeuntes, alguém que possa estar relacionado com vozes vindas de gravações de linhas de apoio sociais. O documentário combina assim a imagem de pessoas em diversos locais com a audição das frases (provenientes das gravações de som) em simultâneo.
O relacionamento da interioridade vinda das gravações (de som) com a realidade das imagens dirige-se a um novo olhar no que vemos diariamente e repetidamente: as imagens simples e quotidianas, abrigos e cercos da falta de amparo."

 

“Não toques na minha Afro", de Patricia Couveiro
"Lisboa. Noite de Santo António. Um jantar de amigos numa casa de um bairro típico. Um dos convidados, o Martim, dono de um cabelo-afro megalómano, fica entalado na porta de entrada. Enquanto se tenta resolver o problema, os seus amigos fazem-lhe companhia. Conversas surgem e uma normal noite de Santo António transforma-se num evento onde todos vão dizer o que importa. E o que importa tanto pode ser verdade como mentira. E salvar o Martim deixou de importar. Talvez o melhor seja deixá-lo preso na porta e assim criar um novo santo para a cidade.
Uma comédia do absurdo, onde qualquer semelhança com os clássicos portugueses dos anos 40 não é pura coincidência. Numa Lisboa onde ainda se sabe da vida dos outros, mas não foi ninguém que contou. Numa Lisboa que precisa urgentemente de manter o barulho e a poesia."

 


A programação da secção Encontro de Escolas de Cinema Europeias é o resultado de uma selecção dos trabalhos mais representativos de cada escola de cinema no espaço europeu, seguida de uma avaliação por parte de um júri internacional composto por grandes personalidades do cinema e das artes.

O Lisbon & Estoril Film Festival 2013 decorre de 8 a 18 de Novembro em várias salas de Lisboa e do Estoril. Toda a programação e outras informações podem ser consultadas aqui.